No dia 1 de DEZEMBRO comemora-se o DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA.

Pretende-se informar e sensibilizar a comunidade escolar para a prevenção e adoção de estilos de vida saudáveis e responsáveis, no campo da sexualidade, evitando comportamentos de risco.

O lema da Organização Mundial de Saúde (OMS) deste ano é: “Solidariedade mundial, responsabilidade compartilhada”.

 É essencial que a sociedade tome consciência de como a infeção VIH afeta a vida das pessoas, para que possamos acabar com o estigma, a discriminação e melhorar a qualidade de vida de quem vive com ela.

A Equipa do PES

 

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (Programa.pdf)Programa.pdf

Informamos a comunidade educativa que de, acordo com o Decreto-Lei nº 9/2020, de 21 de novembro, estão suspensas as atividades letivas e não letivas e formativas em estabelecimentos de ensino público (aulas, projetos, AEC, CAF, AAF, Desporto Escolar) nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Tendo sido concedida tolerância de ponto aos trabalhadores, as Escolas do Agrupamento de escolas de Esgueira estarão fechadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro de 2020.

 

A Diretora, Helena Libório

No dia 17 de novembro assinala-se o DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR.

Nas Escolas do Agrupamento vão ser dinamizadas atividades na semana de 16 a 20 de novembro com os objetivos de sensibilizar a comunidade educativa para os malefícios do consumo de tabaco e desenvolvimento de atitudes favoráveis à adoção de um estilo de vida promotor de saúde, sem consumos aditivos.

Consulte o programa e colabore.

Equipa PES

 SEMANA DA ALIMENTAÇÃO

No próximo dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e o nosso Agrupamento vai desenvolver uma série de atividades, ao longo da semana de 12 a 16, para chamar a atenção para a importância de uma alimentação saudável e sustentável disponível e acessível a todos, mas também, para o dever de sermos solidários para com aqueles, próximos de nós, que têm dificuldade em assegurar as suas necessidades alimentares básicas.

 O lema lançado este ano pela FAO é “Cultivar, alimentar, preservar. Juntos. Por um mundo mais humano, um mundo sem fome”.

Convidamos toda a comunidade educativa a participar (ver programa anexo) salientando:

- Contribuição para a campanha de recolha de alimentos não perecíveis, de 12 a 23 de outubro, que serão encaminhados para famílias carenciadas. (cada um deverá entregar a sua contribuição ao Assistente Operacional do seu bloco).

 -“Cozinhar em Família”- realização de um vídeo de 4 minutos com a preparação de uma receita. -  Anexo 5

A Equipa PES

SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

ANO LECTIVO 2020/2021

Dia Mundial da Saúde Mental -10 de outubro de 2020

Este ano letivo o Agrupamento de escolas de Esgueira vai pela 4ª vez assinalar o Dia Mundial da Saúde Mental, no dia 9 de outubro de 2020. Assim, serão desenvolvidas atividades que permitem o bem-estar emocional dos alunos, professores e educadores de Infância, , assistentes operacionais, encarregados de educação, entre outros elementos da comunidade escolar. Este ano letivo faz ainda mais sentido ser assinalado o Dia Mundial da Saúde Mental, tendo em conta que vivemos uma quarentena massiva de milhões de pessoas em simultâneo, o que corresponde a um aspeto negativo para a resiliência da saúde mental. Se é verdade que o isolamento é importante para proteger a nossa saúde física, impedindo o contágio pelo vírus, também é verdade que quanto mais tempo estivermos isolados maiores serão os riscos de sofrermos doenças psiquiátricas. Para além do stress associado ao receio de contrair a doença, existem ainda outros fatores que aumentam a vulnerabilidade psicológica das pessoas em quarentena, em  confinamento e na comunidade escolar com restrições sociais e relações. 

Este dia visa chamar a atenção de todos para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou sócio-económicas. Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia. Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health). A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade sendo imprescindível implementar ações para prevenir e melhorar a saúde mental de todos.  

Topo